quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Empresas de Cataguases aderem à nota fiscal eletrônica

O telefone do setor de Fiscalização de Tributos da Secretaria Municipal de Fazenda de Cataguases não para de tocar nestes dois primeiros meses de 2010. São contabilistas dos escritórios locais, que já aderiram à novidade lançada pela Prefeitura em dezembro passado, a nota fiscal eletrônica de serviços. “Nós oferecemos o treinamento inicial para os contabilistas e nestes meses de janeiro e fevereiro eles estão experimentando o sistema, ligam para tirar dúvidas e o resultado é a adesão, até o momento, de mais de 90% das empresas locais à nossa nova ferramenta de gestão do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza)”, informou o coordenador de Tributos, Sidney Araújo.

A redução da burocracia e do uso de impressos é a principal vantagem apontada pelos usuários. Com o serviço totalmente online, o contribuinte não precisa mais ir à Praça de Atendimento da Prefeitura. De qualquer computador ligado à internet, inclusive à noite e aos fins de semana, ele acessa o sistema com facilidade e rapidez. Além disso, como explica Sidney, ele economiza com as taxas e a gráfica, pois não paga mais a taxa para liberação da AIDF (Autorização de Impressão de Documentos Fiscais), nem a Taxa Mensal de Expediente. E não tem mais que gastar com as gráficas, para impressão de talão. Cada talão custava R$50,00.

Para o contabilista José Roberto Furtado, o sistema proporcionou maior eficiência. “O escritório atende a clientes de fora do município, o que facilita na emissão de notas fiscais que agora não precisam passar por papéis, nas mãos do cliente para serem emitidas, poupando tempo e garantindo maior segurança”, afirmou.

A partir do próximo dia 1º de março, de acordo com o artigo 15 do Decreto Nº 3633/2009, que instituiu o gerenciamento eletrônico do ISSQN no município, todos os estabelecimentos de pessoas jurídicas de Cataguases estão obrigados a usar e emitir exclusivamente a nota fiscal eletrônica de serviços (NFS-e). Caso a empresa prestadora de serviços ainda tenha o antigo talão impresso, poderá usá-lo normalmente até que acabe. Fica, contudo, impedida de imprimir novos talões. “A obrigatoriedade de preenchimento da Giss (Guia de Informação e Escrituração Eletrônica) do ISSQN, nas modalidades Giss Prestador e Giss Tomador passa a vigorar a partir de março de 2010 para todos os contribuintes, prestadores de serviços e também para todas as pessoas jurídicas, profissionais liberais e tomadores de serviços inscritos no cadastro mobiliário da Prefeitura de Cataguases”, lembrou o Secretário Municipal de Fazenda, Fernando Antônio Peregrino.

“Para aqueles que em algum momento não tiverem como acessar o sistema de sua empresa, instalamos dois computadores ligados à internet aqui na Praça de Atendimento (na Praça Rui Barbosa, ao lado do Edgard Cine Teatro)”, afirmou Sidney. Além dos fiscais municipais, a consultora da Gissonline Sandra Regina Oliveira da Silva está auxiliando os usuários no esclarecimento de dúvidas quanto ao uso da ferramenta. “O sistema da Gissonline está sendo usado por diversas outras prefeituras do país, facilitando a vida do contribuinte. No portal os usuários têm dicas de acesso e podem tirar dúvidas de forma personalizada, no nosso chat. Além disso, toda a legislação do município está disponível para consulta”, explicou Sandra, mostrando, na internet, que somente do dia 1º até o dia 12 de fevereiro passado, 212 notas fiscais eletrônicas foram emitidas para Cataguases. Em todo o mês de janeiro, foram 155 notas. “O sistema é ágil, de fácil manuseio e seguro”, completou Sandra.

Satisfeito com os resultados iniciais dessa inovação, o Prefeito Willian Lobo de Almeida afirmou: “Para o município, a implantação da nota fiscal eletrônica representa um salto tecnológico, que coloca a Prefeitura de Cataguases nas mesmas condições das grandes cidades brasileiras, que já usam esse tipo de sistema, com comprovados benefícios para o contribuinte e gerando aumento na arrecadação, o que também se traduz diretamente em benefícios para toda a comunidade local”.
Por Asscom PMC

http://portalcataguases.com.br/portal/index.php/2010/02/22/empresas-de-cataguases-aderem-a-nota-fiscal-eletronica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário