quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Nota fiscal eletrônica já inclui a corretagem

O vice-presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) na Região Norte, Fabio Lúcio Costa, diz que os corretores em todo o País, não tarda, estarão obrigados a emitir notas só pelo sistema eletrônico (NFS-e).

Isso porque a tendência é as autoridades financeiras de todos os grandes municípios brasileiros implantarem a sistemática eletrônica de notas, abrangendo também a corretagem na relação com as seguradoras e com outras empresas, a exemplo do que já fazem as cidades de Belém e Salvador. No Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Macaé também adotou a nova sistemática.

No caso da capital paraense, a medida começou a valer desde segunda-feira última. Acabou a era da nota fiscal de papel. As corretoras precisam credenciar-se na Secretaria de Finanças da cidade, alerta Fabio Costa, que deixou a presidência do sindicato da categoria no Pará (Sincor-PA), há cerca de 15 dias.

Assim como em Belém, Salvador também passou a exigir a NFS-e desde segunda-feira passada nas relações de negócios do mercado segurador.

A obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica atinge os contribuintes do Imposto sobre Serviço (ISS) que prestarem serviços para substitutos tributários, ou seja, regime pelo qual a responsabilidade pelo imposto devido é atribuída a outro contribuinte.[2]

RIO. A nota fiscal eletrônica para corretores de seguros já está também em uso no Estado do Rio de Janeiro, onde a obrigatoriedade foi implantada no município de Macaé. No momento, a única cidade a adotá-la. Contudo, é certo para o consultor Affonso dAnzicourt que outras cidades adotarão a NFS-e, cedo ou tarde. O corretor deve estar preparado para a nova realidade, alerta. O assunto tem despertado interesse entre os corretores fluminenses, o que levou o sindicato da categoria no estado (Sincor-RJ) a programar a realização de palestras com enfoque esclarecedor sobre a matéria.

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2119:nota-fiscal-eletronica-ja-inclui-a-corretagem-&catid=45:seguros&Itemid=324

Nenhum comentário:

Postar um comentário