sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SPED: NF-e: O que realmente vai mudar na rotina da sua empresa?

“O projeto da Nota Fiscal Eletrônica prevê muitos benefícios tanto para os emitentes, quanto para os receptores, sociedade e administrações tributárias.

Os emitentes de notas fiscais terão uma redução significativa dos seus custos com aquisição de papel e impressão de notas, além da redução com custos de envio e armazenagem dos documentos fiscais e redução no tempo de parada dos caminhões em postos de fiscalização.

Para os receptores de notas fiscais o maior benefício é a redução do tempo perdido com a digitação das notas na recepção das mercadorias e erros de escrituração.

A redução de papel a partir da emissão de NF-es traz um impacto positivo para o meio ambiente, e além deste, outros benefícios para a sociedade como geração de novas oportunidades de negócios e conseqüentemente novos empregos e incentivo ao uso de novas tecnologias.

Para as administrações tributárias o processo de implantação da Nota Fiscal Eletrônica facilita muito a fiscalização diminuindo a sonegação e aumentando a arrecadação de impostos.

A partir da obrigatoriedade de emissão da NF-e as notas fiscais em papel devem ser substituídas, o que passará a ter validade perante o Fisco serão os arquivos gerados em sistema (NF-e), que obrigatoriamente devem ser armazenados com segurança pelo período decadencial (normalmente 5 anos).

Resumidamente, a sala de arquivo morto, passa a ser transferida para arquivos digitais armazenados em meios eletrônicos.

Neste caso, se sua empresa possui Software de Gestão, contate seu fornecedor para solicitar a adequação do mesmo para a emissão de nota fiscal eletrônica.

Se sua empresa não possui, é necessário o contato com empresa fornecedora de solução que melhor permita a emissão, armazenamento e gerenciamento das notas fiscais eletrônicas ou utilizar o sistema disponibilizado pela SEFAZ.

Sendo assim, a Nota Fiscal Eletrônica representa mais um avanço tecnológico, que inicialmente pode até assustar, como todo processo de mudança e inovação, mas que a partir da aceitação e adaptação, traz como resultados: redução de custos, facilidade e ganho de tempo.”

Fonte: Informativo NFe – Migrate Company

Nenhum comentário:

Postar um comentário